Há uns dois meses eu fiz um post sobre o Snapchat, falando sobre uma peculiaridade do iOS 7 e blá blá blá, que na verdade não dizia quase nada a respeito do aplicativo em si (esse ===> aqui).
Acontece que a enorme quantidade de buscas no Google sobre o verbete “snapchat” levou o post a ter mais de 15 mil visualizações nesse espaço de tempo. Em termos do humilde blog do tio, com seus fiéis 16 leitores, é bastante coisa.
Então resolvi fazer um post sobre o app, só que dessa vez completinho, com todos os detalhes, dicas, como fazer, um manual de instruções mesmo.
======X======
MAS NÃO DEIXE DE LER DEPOIS, É IMPORTANTE PARA COMPLEMENTAR:
Snapchat lança atualização com filtros para fotos e mais novidades – tutorial completo ===> aqui.
======X======
Vamos lá?
1. O que é?
Desenvolvido por alunos da Universidade de Stanford e lançado em setembro de 2011, o Snapchat é uma espécie de WhatsApp exclusivo de fotos e vídeos de até 10 segundos. Por enquanto o aplicativo está disponível para iOS e Android, com a promessa dos fundadores que a versão para Windows 8 está a caminho. Aliás, dizem que eles recusaram uma proposta de compra pelo facebook por 3 BILHÕES de dólares (leia a matéria em inglês aqui).
A idéia é tirar uma foto ou vídeo com seu smartphone e enviar para uma ou mais pessoas de sua lista de contatos, que também deverá possuir o aplicativo. Antes de enviar, você poderá estabelecer um limite de tempo, de 1 a 10 segundos, no qual a pessoa poderá visualizar a foto ou vídeo enviado. Após esse tempo, a foto ou vídeo desaparecerá do smartphone de seu contato.
A figura à direita mostra a tela do aplicativo (com a minha gata entediada) logo antes da foto ser batida.
Os recursos são os normais da câmera. No alto, as opções de com ou sem flash (à esquerda) e câmera principal ou secundária (à direita). Não tem filtros bacanas como os do Instagram ou qualquer tipo de ajuste de brilho, contraste, essas coisas. Por enquanto é na raça mesmo.
PÉRA, CALMA! Uma pausa aí nesse négócio de filtro. Tem filtro sim, é meio secreto mas tem sim!
Um anônimo leitor do blog comentou aqui neste post e deu a dica: com alguns comandos simples você consegue colocar 3 tipo de filtros nas fotos (não nos vídeos) e enviar. Fiz até um post específico para isso, basta clicar ===> aqui para acessar.
Continuando… também não dá para carregar uma foto ou um vídeo do rolo de câmera e enviar, tem que tirar uma foto ou gravar um vídeo ali mesmo, na hora.
Na base da tela, apenas o botão gigante para tirar a foto e mais dois ícones: o da esquerda, indicando que eu tenho 3 “snaps” que me foram enviados e que eu ainda não abri, e o da direita, que dá acesso à lista de contatos.
Para gravar um vídeo, basta manter o botão gigante pressionado que o aplicativo começará a gravar. O limite é dez segundos, quando ele encerrará a gravação.
2. E serve exatamente pra que?
A idéia é muito boa. Eu, por exemplo, vivo trocando “snaps” com minhas sobrinhas Renata e Roberta. A foto com uma pequena mensagem é mais ágil e às vezes fala bem mais do que vários WhatsApps.
Mas… apesar de seus fundadores negarem diariamente, o Snapchat tornou-se muito popular entre os jovens de 13 a 23 anos justamente pela possibilidade do receptor da foto não conseguir armazená-la (ou só conseguir vê-la por 1 segundo, por exemplo). Isto levou a uma febre inicial de troca de fotos com conteúdo, digamos, ~sensual~, ou o que os americanos chamam de sexting.
Calma que voltaremos a falar sobre essa história de não conseguir guardar a foto ou o vídeo mais tarde. De qualquer forma, eu, particularmente, acho o app muito interessante como mais uma alternativa de conexão entre pessoas.
3. O que fazer depois de tirar a foto ou gravar o vídeo?
O screenshot aqui à esquerda, ainda com a Mila sem paciência alguma, mostra a aparência do aplicativo logo após a foto ter sido tirada, com os recursos disponíveis assinalados. Vejamos um por um.
A seta vermelha indica o ícone onde você deve definir por quantos segundos seu contato poderá ver a foto ou vídeo, de 1 a 10.
A seta preta indica o ícone que permite que você salve a foto ou vídeo no seu smartphone antes do envio. Mas atenção: lembre-se de fazer issoANTES de enviar pois depois ~já era~. Por muitas vezes perdi fotos muito boas justamente por ter esquecido de salvar antes de mandar.
O círculo vermelho lá no alto marca o ícone que permite que você desenhe ou escreva com o dedo qualquer coisa que queira na foto.
Por fim, o ícone embaixo à direita, circundado em preto, é o “Avançar”. Depois de tudo definido e do jeito que você queria, ele irá mostrar a sua lista de contatos, onde você poderá definir para quem enviar a foto ou vídeo.
Existe ainda o recurso de digitar uma mensagem no meio da foto, que não pode ser muito longa. Basta passar o dedo horizontalmente na tela do smartphone que o teclado irá aparecer.
A figura abaixo mostra as duas opções de envio de mensagem (ou desenho) na foto):
4. E essa lista de contatos, como lidar?
Bem, quando você está pronto para enviar a foto ou o vídeo e clica no ícone “Avançar”, essa lista de contatos aí à direita aparece na sua tela.
Ela vem com algumas sub-divisões para ajudar no envio:
- Em primeiro aparecem os “Best Friends“, que na verdade são os contatos com quem você mais troca snaps. O aplicativo seleciona os contatos com mais interação e os coloca nessa lista.
- Em seguida aparecem os “Recents“, aqueles contatos que enviaram ou para quem você enviou algum snap recentemente.
- Por fim, os demais contatos em ordem alfabética, separados pelas iniciais.
Eu, particularmente, gostei dessa configuração de apresentação da lista de contatos. Bem intuitiva e facilitadora.
5. Entendi, e para adicionar contatos?
Está vendo aquele ícone lá em cima, à direita, com um círculo vermelho em volta, na figura anterior? Pois então, toda vez que você acessar a lista de contatos (antes ou depois de tirar a foto ou gravar o vídeo), este ícone estará ali. É o ícone “Add Friends” ou “me add aí“.
Ao clicar nele, três opções serão mostradas, como você pode ver na figura abaixo:
A primeira opção , em verde, mostra os convites que você recebeu de outras pessoas que também possuem Snapchat. No meu caso todos os convites estão aceitos, mas é claro que você pode não aceitar aquele conhecido-mala.
A segunda opção. em vermelho, apresenta seus contatos que já possuem Snapchat, e oferece a possibilidade de convidá-los para a sua lista. Assim como o WhatsApp, o aplicativo reconhece seus contatos através do número do celular.
A terceira opção é apenas uma busca manual de amigos e contatos que não estão listados na anterior.
6. É possível bloquear um contato?
Sim, o que seria de um app de comunicação sem a opção BLOCK?
Repare nessa figura aqui à esquerda. Dentro da lista de contatos, eu cliquei em cima do nome da minha sobrinha, a Roberta. Do lado direito do nome apareceu um ícone, que eu marquei em vermelho.
Se você clicar neste ícone, 3 opções aparecerão para você: editar o nome do contato para o que você quiser,excluir o contato e bloquear o contato.
Bom e simples, como deve ser ☮
Ali nos comentários, a leitora Roberta fez uma boa pergunta: “O que acontece se eu bloquear uma pessoa? Ela sabe que foi bloqueada? Ou me manda snaps normalmente e vai achar que eu nunca os abri?”
Eu testei e o resultado foi: para o contato bloqueado, o snap é enviado normalmente, porém ele vai achar que ele nunca foi aberto e não vai saber que foi bloqueado. Para o contato que bloqueou, o snap nem chega.
7. E o que são todos esses símbolos nas fotos enviadas e recebidas?
Bem, vamos por partes.
Assim que você inicia o Snapchat, lá na base da tela aparece um ícone em forma de cubo, como nessa figura à direita.
Ele é a sua “caixa de entrada“, como a de um email, que indica se você tem ou não snaps recebidos e ainda não vistos. No meu caso deste exemplo, recebi 3 que ainda não foram abertos. Clique nele.
Na figura aqui à esquerda, você verá exemplos de snapsrecebidos da minha sobrinha. O simbolo é o do fantasminha saindo de dentro da caixa, e sempre são mostrados dia e hora do envio.
Uma pergunta que sempre me fazem: qual a diferença entre os ícones de cores roxa e vermelha? Essa é simples: ROXO É VÍDEO, VERMELHO É FOTO.
O ícone é de uma setinha e o código de cores é o mesmo. Neste caso em particular, eu enviei dois snaps para a Roberta, um para a Renata e recebi um da Renata.
E, finalmente, o grande ~diferencial~ do aplicativo.
Na figura aqui à esquerda dá para se notar que recebi 3 snaps da minha sobrinha Roberta e enviei um (o primeiro da lista).
Só que o ícone do snap enviado está diferente. Ele aparece como se estivesse “explodindo”. Isso quer dizer que meu contato tentou tirar um “screenshot” da tela antes que a imagem desaparecesse para sempre. E essa é a forma do app avisar “ó, se liga, meu, seu contato guardou a foto, tá ligado?“.
E nem é tão fácil assim tirar um screenshot.
A foto abaixo ilustra minha tentativa de tirar um que minha sobrinha me enviou. Repare que tenho que manter um dedo permanentemente encostado na tela para que o snap fique aparecendo.
Ao mesmo tempo, tenho que apertar o botão de liga/desliga e o botão “home“, numa verdadeira ginástica acrobática de dedos, com risco de danos aos tendões da mão.
8. Beleza, e dá para salvar a foto sem que meu contato saiba?
Bem, essa é a pergunta que todos querem a resposta. E a resposta, obviamente, é sim.
No início de 2013 surgiu um método simples de salvar a foto sem que nenhuma notificação fosse enviada para o remetente. Vários sites divulgaram o procedimento, como este artigo do Gizmodo, que consistia apenas em tirar o screenshot normalmente e, imediatamente após, clicar duas vezes o botão “Home” bem rápido, de modo que aparecesse aquela barra de aplicativos na parte de baixo da tela. Só isso.
Eu tentei aqui e não deu certo. Acho que o Snapchat corrigiu a falha na grande atualização de 5 de junho de 2013, quando lançou a versão 5.0 do aplicativo.
Eu testei um aqui chamado Snap Save for Snapchat, desse ícone aí do lado, e funcionou direitinho.
Você se conecta com seu email e senha do Snapchat e o aplicativo abre a lista de seus snaps recebidos. A ~pegadinha~ é que ele não te deixa salvar fotos ou vídeos que você já tenha aberto no aplicativo Snapchat oficial, tem que abrir nele para poder salvar sem que nenhuma notificação seja enviada. E é pago, claro, custa 2.99 na iTunes Store.
===X===
Bem, agora que você sabe tudo (ou quase tudo) sobre Snapchat, aproveite para usar e abusar do aplicativo de uma forma divertida. Eu acho uma idéia muito boa e adoro enviar e receber snaps das minhas sobrinhas, como esse aí abaixo. Duas divas divando no meu iPhone.
P.S. 1: Já viu o novo recurso Snapchat Stories, lançado na semana de 7 de outubro? Fiz um post com todas as instruções, dicas e até um vídeo caseiro para você entender do que se trata. Basta clicar ===> aqui.
P.S.2: E tem um post novo sobre como escrever e desenhar em preto ou em branco no Snapchat. Clique ===> aqui para ver.
P.S.3: E tem dica nova “O que significa aquele score do Snapchat?”. Clique ===> aqui para ver.
P.S.4: E tem um post novíssimo sobre como enviar fotos e vídeos existentes no seu rolo de câmera. Clique ===> aqui para ver.
P.S.5: E mais “Esqueci minha senha do Snapchat, e agora?“ Clique ===> aqui para ver.
P.S.6: Viu que vazaram mais de 4 milhões de números de telefones do Snapchat?Clique ===> aqui e veja se o seu está lá.
P.S.7: A pedidos: “Como inserir “emoticons” no Snapchat” Clique ===> aqui para ver.
P.S.8: Novo: “Como saber se você foi deletado do Snapchat de alguém” Clique ===> aqui para ver.
======X======
Nenhum comentário:
Postar um comentário