Todo mundo tem gases intestinais. Arrotar ou soltar gases é normal, porém pode ser embaraçoso. Desta forma, muitas pessoas procuram meios de acabar com os gases intestinais, pois acham que soltam gases muito freqüentemente ou têm a barriga inçada por gases. Na realidade, pessoas que realmente têm excesso de gases intestinais são raras.

Porém, há meios de acabar com os gases em excesso diminuindo a ingestão de certos alimentos. Na maior parte do tempo, os gases do corpo não têm cheiro. O odor dos gases intestinais eliminados vem do enxofre produzido por bactérias no intestino grosso.
Algumas vezes, os gases intestinais e estomacais causam inchaço e dor. Nem todos têm esses sintomas. O grau de desconforto é decorrente da sensibilidade da pessoa aos gases, e da quantidade de gás no intestino.

Como acabar com os gases intestinais ou seu excesso?

Mudar o que come ou bebe pode prevenir ou reduzir os gases intestinais. Se você acha que têm muitos gases, pode tentar as seguintes dicas antes de procurar um médico para acabar com os gases intestinais. A quantidade de gases intestinais produzidos por certos alimentos varia de pessoa para pessoa.
A única forma de saber seus próprios limites é acompanhar o que come e quantos gases intestinais aparecem depois. Alguns alimentos que causam gases intestinais incluem:
- Feijões.
- Vegetais como brócolis, repolho, couve-de-bruxelas, cebola, alcachofra e aspargo.
- Algumas frutas como pêssego, pêra e maçã.
- Grãos integrais.
- Refrigerantes e sucos.
- Laticínios e sorvetes.
- Alimentos empacotados que contêm lactose, um tipo de açúcar.
- Alimentos dietéticos, e doces e chicletes sem açúcar.
Mantenha registro dos alimentos que parecem causar gases intestinais, e suas quantidades consumidas. Também ajuda registrar a quantidade de vezes que elimina gases diariamente.
Se depois de todas as providências para acabar com gases intestinais ainda assim precisar procurar um médico, leve o diário com você para mostrar a ele…