Ethereum é uma moeda digital e, principalmente, uma plataforma para computação distribuída que pode executar contratos inteligentes. Na concepção dos seus desenvolvedores: Ethereum é um computador de escala planetária e à prova de mecanismos de censura que permite que seus usuários utilizem-se de uma plataforma de programação segura e totalmente distribuída para suas aplicações.
O Ethereum foi inicialmente apresentado por um dos seus principais desenvolvedores Vitalik Buterin em Janeiro de 2014, e formalmente apresentado para a comunidade na forma de um white paper escrito por Gavin Wood (autor da primeira implementação funcional do Ethereum) ainda no início de 2014.
O Ethereum foi financiado como um projeto de crowdfunding, sendo o terceiro maior projeto já financiado desta forma na história, e foi lançado em 30 de Julho de 2015.
Conceito
O Ethereum, assim como a grande maioria dos protocolos de moedas digitais, armazena registros de transações num arquivo que é uma espécie de planilha pública, distríbuida e de segurança garantida por criptografia, o blockchain. As transações publicadas no blockchain são verificadas e validadas pelos próprios usuários num processo conhecido como mineração que ocorre via execução de códigos de natureza criptográfica, sendo assim, o sistema pode funcionar num protocolo distribuído recompensando seus usuários pelo poder computacional empregado por eles. Contratos inteligentes "assinados" no blockchain do Ethereum e a mineração são pagos em ether, a moeda digital associada a plataforma.
Porém, o ponto que torna o Ethereum diferente das altcoins em geral e o diferencia da moeda digital mais difundida (o bitcoin), é que O Ethereum visa levar a tecnologia do blockchain e os contratos inteligentes para "tudo" que possa ser programado.
O princípio é que toda transação, registro, execução de código distribuído, assinatura de contrato digital, ou qualquer outra aplicação que seja executada na rede do Ethereum seja paga em ether, sendo assim, o Ethereum pode ser considerado um grande computador (de escala planetária) no qual usuários pagam pela quantidade de recurso utilizado.
Ether
A moeda digital em circulação na rede Ethereum é o ether. Ethers são utilizados como forma de pagamento pelo uso de recursos da rede e também como moeda para intermediar transações que nela acontecem.
Usuários podem conseguir ether por um dos seguintes métodos:
- Mineração (para qual é necessário um computador com uma Unidade de Processamento Gráfico (GPU)
atual para execução dos códigos criptográficos)
- Recebimento de doações de outros usuários.
- Troca por bitcoins.
Devido ao conceito por trás do Ethereum, não é possível conseguir ether em trocas diretas por moedas reais. O modelo do Ethereum visa favorecer a circulação de ethers como forma de pagamento pelo uso da própria rede.
O mecanismo de troca de ether por bitcoins foi fundamental para o próprio financiamento do projeto. Uma primeira remessa de ether (aproximadamente 60 milhões de ethers) foi vendida durante o financiamento do projeto numa crowdsale que durou 42 dias, período no qual foram arrecadados 31.591 bitcoins, que na cotação da época equivaliam a aproximadamente 18.5 milhões de dólares
Ether, como as demais moedas digitais, utiliza-se de estrutura de programação que utiliza pontos flutuantes permitindo que a moeda seja fracionada em escalas decimais muito pequenas. Ethers são divididos em unidades menores cujos nomes fazem referência a pessoas envolvidas com o desenvolvimento das tecnologia de criptografia, moedas digitais e contratos inteligentes: Finney, Szabo, Wei. Além disso, há outras unidades que não constam no texto original mas tem sido utilizadas pelos usuários, fazendo referência à personalidades da computação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário