Quando alguém mente isso causa um desconforto no cérebro que tem de trabalhar feito louco pra enconbrir as suas mentiras. A razão disso é que ao invés de simplesmente acessar sua memória e trazer os fatos para o seu discurso ele precisa da ajuda de várias áreas não ligadas a linguagem ou memória para montar, treinar, aceitar, produzir, enfeitar e ainda definir o que o resto do corpo tem de fazer em relação a isso. Ufa! Isso é trabalho que não acaba mais!
Pois é justamente esse desconforto interno que tentamos suprimir quando mentimos (uns melhor outros nem tanto). Mas o que acaba acontecendo é que isso causa um stress e essa pressão tem de sair por algum lugar e é ai que surgem as pistas.
-Obaaa!!! Então quer dizer que se eu achar uma das pistas o cara tá mentindo?
Talvez. Deixe-me contar uma pequena história (que pode ou não ser mentira) para ilustrar o que estou dizendo:
Certa vez fui contratado por uma grande empresa que estava sendo vítima de espionagem industrial para entrevistar alguns de seus funcionários na tentativa de descobrir se algum deles tinha participação no caso. A entrevista era um bate papo descontraído, disfarçada de video interno, onde eu fazia uma série de alusões ao código de ética e daí entrava no assunto que eu queria.
Entrevistei um, depois outro, depois outro até que uma pessoa me chamou especial atenção. Ela parecia muito ansiosa em acabar logo com a conversa, estava nervosa a cada nova pergunta olhando no relógio e tentava esconder de todos o seu desconforto. Eu tinha certeza que essa pessoa tinha algo a ver com a coisa toda. Em determinado momento da conversa fui ganhando confiança até que falei “ Pode se abrir comigo, não há nada com o que se envergonhar, todos nós passamos por um aperto de vez em quando”.
A pessoa olhou nos meus olhos, deu um profundo suspiro como se tirasse um peso de suas costas e cochichou:
- olha, não conta pra ninguém mas é que meu cartão de estacionamento vai vencer e eu não tenho dinheiro pra comprar outro e não queria pedir pro pessoal aqui da firma, entende? Eles pegam muito no meu pé e vão tirar o maior sarro de mim! E se eu levar uma multa ai que não terei dinheiro pra mais nada, aqui eles pagam muito mal…”
Emprestei 2,80 pra ele comprar um novo cartão de zona azul e pudemos continuar a conversa, só que dessa vez com uma pessoa totalmente relaxada e verdadeira!
E pensar que eu estava prestes a acusa-lo de algo muito sério…
Contei essa fábula apenas para dizer que mesmo o mais treinado dos treinados se engana e que usar essas pistas para acusar alguém de mentir pode lhes causar algum inconveniente.
Megahiperultradicaparapegarmentiroso nº 007 – Nunca acuse um mentiroso. Isso só servirá para alertar a ele que você o observa, tendo como consequência ele se armar melhor contra você e esconder as pistas que ele te dá de bandeja.
É muito comum ver uma pessoa que acaba de aprender a “caçar mentiroso” dizer para sua primeira presa:
- Tá mentindo sim! Eu vi quando você balançou o ombro duas vezes e piscou de forma assimétrica! O Mussarela me ensinou! Eu li no blog dele!”.
Pronto. Lá se vai o acesso que você tinha para as mentiras dele e agora além de você ter de descobrir novas pistas, ele já vai saber que você o observa. Você perdeu toda a vantagem competitiva e de persuasão que poderia ter.
E tudo isso apenas para mostrar que não é tão fácil de te enganar né?
Megahiperultradicaprapegarmentiroso nº061 – Deixe sua autoestima de lado. Quanto mais bem sucedido o mentiroso pensar que sendo, mais atrevido e descuidado ele será. Menos trabalho para você. Tenha os amigos perto, os inimigos junto e os mentirosos correndo soltos pelo campo…
Abaixo listei algumas das coisas que você pode ficar atento ao desmascarar um mentiroso:
- 1. evitar o contato visual.
- 2. Usar termos de reforço como “para ser sincero” “ honestamente” ou “pra falar a verdade”
- 3. Gestos de suporte ou de auto-pacificação
- 4. Detalhes demais em respostas
- 5. O importante é o antes e o depois. Esqueça o momento da mentira.
- 6. Sinais de desconforto.
- 7. Alteração vocal.
- 8. Madame tussaud – Boneco de cera também mente
- 9. Os olhos (de novo?!)
10. Você sabia?
Nenhum comentário:
Postar um comentário